14 de out. de 2009

Matéria site da Globo!!! Modelo pintada cria polêmica em ensaio na Vogue!


A edição francesa da revista Vogue sempre foi conhecida pela ousadia nos ensaios - recentemente, mostrou modelos supostamente grávidas fumando e insinuou canibalismo. Em outubro, a polêmica veio com as fotos da modelo holandesa Lara Stone. Ora ela está ao natural, branca, ora ela está negra, toda pintada, como na imagem ao lado.
A postura provocativa da edição gerou, como sempre, polêmica. Uma reportagem do jornal britânico
Guardian sugere que, desta vez, a revista pode ter ido longe demais mesmo para os amantes do mundo fashion.
O blog
Jezebel fez duras críticas ao trabalho da editora Carine Roitfeld e do fotógrafo Steven Klein: “O que Klein e Roitfeld deveriam saber é que pintar de preto pessoas brancas para o entretenimento de outras pessoas brancas é ofensivo mesmo fora de qualquer contexto cultural.”
Realmente quero saber a opinião dos leitores, mas aqui vai a minha: não achei ofensivo, não, achei o tom das críticas muito preocupado com o “politicamente correto”. Na minha opinião, como a modelo aparece ora branca, ora negra, é certo que não houve intenção de fazê-la passar-se por negra, mas sim de brincar com a identidade e, no fim das contas, mostrar que pouco importa a cor quando o assunto é beleza.
Achei até mais preconceituoso o comentário do Jezebel sobre “entretenimento para brancos”: então negros não podem ler ou não leem Vogue? Que eu saiba, o interesse por moda não tem nenhuma relação com a origem da pessoa.
De qualquer forma, há, sim, um bom motivo para criticar a Vogue francesa: a edição de outubro, dedicada a supermodelos, deixou de fora a beleza negra. Isso, sim, é discriminação. Brincar com as cores e com a identidade não me parece ruim, mas eu queria também ver uma modelo negra pintada de branca, e uma asiática, e uma indígena…

qua, 14/10/09
por Letícia Sorg

Um comentário:

  1. nega, amei as suas últimas postagens, gostei de ver a minha jornalista em ação... e defendendo a cor!
    amo vc! E o novo visu tb, bem mais clean!

    ResponderExcluir